top of page

Oferta de bolsas do Prouni para Medicina é 40% maior do que em 2021


Das mais de 190 mil bolsas de estudo ofertadas no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), do segundo semestre de 2022, 1.547 são para cursos de Medicina. Isso representa um aumento de 40% em comparação com as ofertadas no segundo semestre de 2021, que foi de 916 bolsas.


Esse dado reflete a execução do processo seletivo conforme a nova legislação do Prouni, que aprimorou o Programa.


Permuta de bolsas

De acordo com a legislação do Prouni, as instituições de ensino têm a prerrogativa de permutar bolsas entre seus cursos e turnos, desde que essa opção esteja prevista no termo de adesão ao programa. Há também um teto para isso, que é de um quinto das bolsas oferecidas para cada curso e cada turno. A permuta de bolsas está prevista tanto na Lei 11.096 (Artigo 5º, parágrafo 2º) como ainda no Decreto 5493 (Artigo 10).


Nessa edição do Prouni foram registradas permutas de bolsas entre cursos e turnos, em algumas instituições de ensino. Com isso, houve caso de instituição que, tendo uma oferta inicial de 68 bolsas para o curso de Medicina, optou por permutar 8 dessas bolsas, que foram alocadas em 6 outros diferentes cursos dela.


Logo após o registro desse procedimento de permuta no sistema do Prouni a oferta para o referido curso de Medicina correspondia, corretamente, com a opção feita pela instituição, que era ofertar 60 vagas. O MEC esclarece que o procedimento é amparado pela legislação e, portanto, não houve qualquer suspeita de irregularidade nesse caso e em nenhum outro caso de permuta de bolsas.

Últimas horas

Até as 23h59 dessa sexta-feira (5.8) os estudantes podem se inscrever nessa edição do Prouni. A inscrição é gratuita e pode ser feita, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único.

Podem participar do processo seletivo, candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham realizado as edições de 2021 e/ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo considerada a edição com a melhor média de notas. É necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e nota superior a zero na redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro.


É necessário observar também os critérios de renda, que não foram alterados: para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.


O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que ocorre duas vezes ao ano, conferindo transparência e segurança ao processo de oferta de bolsas de estudo realizado pelo MEC.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC informações da SESU


bottom of page