top of page

Independência, Autonomia e Dependência



A ABIEE celebra a independência do Brasil do reino de Portugal, acontecimento que proporcionou ao nosso país autonomia para crescer e ser livre.


A pátria é a terra na qual nascemos e aprendemos a amar, cultivar e frutificar.


Foi no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, aqui bem pertinho de nós, que Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, fazendo surgir uma nova nação com a identidade do povo brasileiro.


Somos, desde então, um país independente, que luta pela igualdade dos direitos de todos os cidadãos. Somos uma brava gente, solidária, gentil, generosa e resiliente. Somos também autônomos e valorizar a autonomia é um ponto de partida para o crescimento em todos os segmentos.


Em nossa terra, cultivamos sementes que geram os mais preciosos sabores, aromas, cores e esperança para o presente e um futuro cada vez melhor.


Em nossos rios, estão as maiores reservas de água potável do planeta que afluem entre as mais belas cidades de norte a sul do país.


Somos conhecidos como a nação que melhor recebe os imigrantes, das mais diferentes nacionalidades do mundo: holandeses, franceses, espanhóis, italianos, japoneses, alemães... É por essas e tantas outras razões que somos como um grande e acolhedor lar mas também uma grande potência repleta de riquezas naturais e culturais.


Reconhecemos a contribuição dos nossos colonizadores que nos deixaram grandes legados no conhecimento, na língua, nas construções, nas universidades, nos teatros, na gastronomia e pelos lindos versos de grandes poetas.


A independência nos separou politicamente de Portugal. Mas a autonomia conquistada a cada dia pelo povo nos permite gerenciar, tomar decisões e planejar o nosso futuro na dependência de Deus.


A ABIEE tem o compromisso de honrar, a cada dia, a independência e o amor à nossa pátria, proporcionado através da Educação - que forma e transforma a vida de cada aluno, com senso de autonomia, gratidão e responsabilidade pelo nosso gigante país.


Agradecemos a Deus pela nossa nação e pedimos as Suas bênçãos sobre o povo e governantes.


Parabéns Pátria Amada, do universo entre as nações, resplandece o Brasil!


Parabéns brasileiros, pelos 199 anos de independência!

bottom of page