top of page

Augusto Ventura, Presidente da AEE, é empossado no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás

O presidente da Associação Educativa Evangélica e chanceler da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA tomou posse nesta terça-feira (02) como sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). A cerimônia ocorreu na sede da entidade, com as presenças de diversas autoridades estaduais.


Augusto Ventura foi empossado juntamente com demais novos membros. "O IHGG é um importante instrumento de preservação da história do nosso Estado, com um acervo único composto por documentos, livros raros, periódicos que marcaram época, objetos de condecorações, fotografias antigas, conteúdo audiovisual e até mesmo obras de arte. Sinto-me extremamente honrado em fazer parte da entidade juntamente com outros seletos e distintos membros. É um instituto que contribui sobremaneira para nossa cultura", destaca Augusto Ventura.


O presidente do IHGG, Jales Mendonça, destacou os 90 anos de história do instituto. “Em celebração a esse significativo jubileu, inauguramos, em março passado, a restauração e reforma da Casa Rosada de Goiânia – primeira construção no Setor Sul , graças a uma parceria inovadora estabelecida com a cooperativa Sicoob, que subsidiou integralmente as referidas obras, orçadas em 2,5 milhões de reais. Eis o maior investimento privado em cultura do Estado”, ressaltou.


Jales Mendonça ainda evidenciou o papel desempenhado pelos novos membros, que contribuirão para impulsionar os trabalhos do IHGG e transformá-lo no melhor Instituto Histórico e Geográfico do País. “Como se vê, muitos desafios ainda merecem nosso intenso trabalho voluntário, que agora será fortalecido com o ingresso de 29 novos intelectuais”, disse.


O secretário estadual de Cultura, Marcelo Carneiro, pontuou a nova fase na "nossa Casa Rosada". “Essa instituição nos relembra nossa história e nossa identidade. A finalidade do local é ser guardiã da nossa memória. O que está acontecendo aqui, é a preservação da nossa história e, podem ter certeza, que as futuras gerações agradecerão aos senhores. A gente se sente presente aqui porque nesse local exala história, reflexões. Deixo aqui o meu agradecimento”, declarou.


Durante a cerimônia, estiveram presentes o secretário de Estado de Cultura de Goiás, Marcelo Carneiro, representando o governador Ronaldo Caiado; o secretário Municipal de Cultura de Goiânia, Zander Fábio, representando o prefeito Rogério Cruz; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Zacarias Neves Coêlho; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Thales Jayme; a advogada Anna Vitória Caiado; o procurador de Justiça José Eduardo Veiga Braga; o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo; o presidente da Sociedade Goiana de História da Agricultura e coordenador do projeto Goiás Mais 300, Nilson Jaime; a presidente da Academia Feminina de Letras e artes de Goiás (Aflag), Beth Fleury; o presidente da Academia Goianiense de Letras, Aidenor Aires; o presidente do Instituto Altair Sales; Altair Sales; o diretor de inovação e relacionamento do Sicoob Unicentro Br, Diogo Mafia Vieira; o juiz substituto em segundo grau Sival Guerra Pires; os juízes Abílio Wolney Aires Neto e Willian Costa Mello e o procurador de Justiça Agnaldo Tocantins.



Fonte: Site UniEVANGÉLICA


bottom of page