top of page

ABIEE apresenta ao CNE necessidades da Educação Superior


Nessa quarta-feira, 12 de abril, a ABIEE participou de sessão pública na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). A sessão foi presidida pelo Conselheiro Alysson Massote, presidente da referida Câmara que teve como tema “CNE e Educação Brasileira: diálogos necessários com a sociedade. Articulações entre o CNE e as entidades de ensino”.


O presidente da ABIEE, Marcos Fernando Ziemer, apresentou algumas preocupações das associadas. São questões que precisam de atenção especial para o melhor desenvolvimento da educação no país, tais como: dificuldades geradas para as IES em função da mudança da legislação do Prouni; a necessidade da simplificação da regulamentação do ensino superior, quer por intermédio da revisão de portarias ineficientes ou por intermédio de outras estratégias; e a falta de uma Política de Financiamento Estudantil que tenha o objetivo de atender a meta do PNE, bem como a inclusão e permanência dos jovens na Educação Superior.


Também sugeriu algumas soluções: voucher/Compra de vagas em IES confessionais; troca de dívida ativa por bolsas de estudos - redesenho do PROIES; financiamento para as IES - Linha de crédito especial no BNDES de modo a mitigar os efeitos da pandemia e investir em tecnologia e inovação.


bottom of page